quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Fotografia: Sebastião Salgado

PS: ele tem olhos azuis.

De todos os fotógrafos que eu gosto, Sebastião Salgado está no topo da lista.
Sebastião Salgado nasceu em 8 de fevereiro de 1944 no interior de Minas Gerais,
Sebastião sempre teve os pés nos chão, ele é formado em Economia pela

Universidade de São Paulo, e como ele é demais, fez doutorado em Paris e depois
se fixou em Londres, a onde trabalhou para uma empresa de café que lhe deu a 
oportunidade de viajar até o continente Africano, e a partir dai começou 
a se dedicar a fotografia.
Seu trabalho é mundialmente reconhecido, e já ganhou vários prêmios como o 
Premio Oskar Barnack e o Grande Prêmio da Cidade de Paris entre outros.
Antes de mais nada saiba que todas as fotos dele são preta e branca, e não
ache que isso é algo negativo, pelo contrario, é algo que pessoalmente acho 
que valorizam a imagem, deixando ela mais simples de certa forma, as fotografias
de Sebastião são sensíveis mas impactando, sempre são fotos que te passam um
sentimento intenso.
Vou falar de duas obras dele agora:

- Trabalhadores.
Esse obra dele reflete o desaparecimento gradual do do trabalho manual/braçal
no mundo. Para a composição dessa obra ele tirou fotos de 26 piasses diferentes
de quatro continentes. Trabalhadores - 'Arqueologia Da Era Industrial)
foi publicado em 1993.
As fotos que mais gosto dessa obra são da Serra Pelada, tiradas em 1986, além 
de serem um registro para a historia do brasil, também é uma foto que mostra 
uma realidade que toca você.


Links para as imagens em boa qualidade.


 - Êxodos
Obra a onde o fotografo tem como propósito mostrar a realidade por trás de todos
os movimentos da população. Essa obra levou 6 anos para ser concluída, foi
publicada em 2000.
Acho que nem preciso dizer o que mais gosto nessa obra fotográfica extraordinária
dele, o fato dele mostrar a realidade que evitamos ver é algo que eu acho muito
legal, e as fotos são magnifica.

Links para as imagens em boa qualidade.
1[aqui] - 2[aqui] - 3[aqui] - 4[aqui]

0 Comments:

Postar um comentário